quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Autoconhecimento

"O autoconhecimento não depende só do que julgamos saber de nós mesmos, mas também do que os outros julgam que nós somos; não do que significamos para nós, mas do que representamos para os outros. A imagem que representamos para os outros. A imagem que projetamos é parte indissociável do que somos."

Adilson Xavier
Sabe, sempre pensei assim... já cheguei até a conversar com o Kaio sobre, e sobre como quase ninguém acredita nisso...
Realmente me irritam àquelas coisas do tipo "não ligo pro que os outros pensam sobre mim, blá blá blá". Não porque devemos dar 100% de atenção pro que pensam sobre nós, porque a opinião de cada um é também baseada no seu ponto de vista e situação momentânea, mas se passamos àquela imagem, é porque fomos 50% daquela maneira. O que mostramos aos outros é parte de nós, nossas atitudes, nossa essência, nosso estado, mesmo que seja naquele instante, e se não gostamos, algo de errado está acontecendo, pois estamos sendo sim, um pouco daquele jeito. Autoconhecer-se é também entender que passamos por mutações constantes, e nao ter vergonha de mudar. Raul Seixas disse umas frases que definem com exatidão isso tudo: "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tuuuuuuudo, sobre o que é o amor, sobre o que eu nem sei quem sou". Metamorfosear é viver, é autoconhecimento... é crer, é ver, rever, transformar-se... aprimorar-se é conhecer-se... a metamorfose é o caminho que nos leva a nós mesmos...

Um comentário:

  1. Uhuuull! Até o meu nome aparece no post. ;D

    A gente concordo nisso, afinal.
    Pensar que nossa vida independe da opinião dos outros é negar que vivemos em sociedade, é ser tão egocêntrico a ponto de ignorar a existência das outras pessoas e seus pontos de vista.

    Adorooo³³ conversar contigo, menina.
    Saudades.

    ResponderExcluir